Please reload

Posts Recentes

Insustentabilidade na Terceira Idade

July 11, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Envelheça com uma mente saudável

July 3, 2018

Pratique concentração, organização e diversão

 

 

O Brasil é um país com mais de 8,5 milhões de pessoas com idade acima dos 60 anos. Todas elas passam diariamente por mudanças biológicas no sistema nervoso tão comuns quanto as demais já conhecidas em nosso organismo ou aparência, como rugas, dores articulares ou cabelos grisalhos. Porém, lidar no envelhecimento com a redução das células nervosas representa uma mudança de estilo de vida.

 

Neurocientistas dizem que temos 86 bilhões de neurônios. Entretanto, com a idade, de acordo com alguns pesquisadores perdemos cerca de 100 mil neurônios por dia, a partir dos 30 anos. Esse processo não é assim repentino, ou algo que consigamos sentir. É um processo progressivo, que ocorre de forma bastante singular, acelerado apenas por fatores hereditários, psicológicos, de estilo de vida, ambientais, entre outros.

 

Durante o envelhecimento, além de perdermos neurônios, os mesmos diminuem sua velocidade na condução de estímulos, isso quer dizer que vamos perdendo nossa agilidade tanto física quanto mental, em nossos movimentos, pensamentos, na aprendizagem e memória. Por isso é tão importante mantermos o cérebro sempre ativo com alguns cuidados que colhemos de geriatras especialistas no assunto.

 

Exercitando o cérebro

 

Nosso cérebro não desliga. Pensamos o tempo todo em várias coisas ao mesmo tempo. E que bom! Mas nossa mente vai funcionar melhor e por mais tempo se organizarmos nossos pensamentos. Concentre-se e pense em uma coisa de cada vez, de uma forma organizada. Sair do automático é o ponto focal para mudar e organizar seu pensamento e extrair o melhor de cada atividade. Funciona assim: pare e reflita em alguma ação que esteja fazendo. Pode ser a escrita, pode ser ouvir música, ler um livro ou até mesmo cozinhar.

 

Não pare de brincar. Deixe de fazer as coisas no automático e procure momentos para se divertir. Pode ser um jogo de Stop, Sudoku, palavras-cruzadas, caça-palavras e até mesmo atividades com baralho em um grupo de amigos. Tire um tempo para jogar um jogo e desenvolva o hábito de se desafiar, sempre. Juntar diversão e raciocínio faz muito bem à saúde como um todo. Trabalhar a mente não precisa dar trabalho.

 

Outras dicas boas:

  • Faça listas e siga as atividades com as quais se comprometeu todos os dias.

  • Tente memorizar a lista com o tempo.

  • Não passe mais de duas horas na frente da televisão. Isso “desliga” o cérebro.

  • Converse com parente ou amigos pelo telefone com frequência, contando seu dia-a-dia com detalhes.

  • Faça cursos sobre assuntos que gosta ou tente aprender coisas novas como hábito.

  • Determine diariamente um momento para se divertir e descontrair por pelo menos 40 minutos.

  • Procure no final do seu dia qual foi sua lembrança mais memorável para guardá-la com carinho.   

 

Cuide de sua alimentação e saúde corporal

 

Uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos também beneficiam ao cérebro. Além disso, mantenha-se hidratado. Beba bastante água e faça pausas constantes a cada 50 minutos de trabalho. Outra dica fundamental é dormir bem. Veja o quanto você precisa em horas de sono para renovar suas energias. Aliás, repare como quando você não dorme muito bem, sua capacidade de memorização e concentração ficam mais complicadas.

 

Um bom e recomendado exercício é, quase ao final do dia, no momento em que seu corpo começar a relaxar para finalmente descansar, aproveite para conversar com você mesmo sobre o que aprendeu no dia e já organizar o dia de amanhã.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por Filha&Cia. Carinhosamente criado pela Quero+Digital

  • Facebook Filha&Cia
  • Instagram Filha&Cia
  • LinkedIn Filha&Cia
  • Pinterest Filha&Cia

Segunda - Sexta      08:00 - 18:00

Sábado                      08:00 - 13:00
Domingo                   fechado