Please reload

Posts Recentes

Insustentabilidade na Terceira Idade

July 11, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

A idade avançada é uma questão de percepção

September 21, 2017

Temos que lembrar que para muitos idosos, o tempo só passou no calendário

 

 

 

O que você lê no título deste texto é exatamente isso: a idade avançada só chega para quem a quer.  Sim, o coração permanece jovem para muitas pessoas acima dos 60 e 70. Para as outras gerações, isso deve ser tratado como algo normal. Não há como negar as rugas, as dores nas juntas, alguma dificuldade no andar ou até na visão, mas a idade está na vontade de viver, experimentar e aprender coisas novas e até se apaixonar novamente.
 

A Sra. Luiza*, por exemplo, acabou de redescobrir o amor aos 68 anos e vai casar - depois de viúva e 2 filhos, 4 netos e 5 bisnetos, pela segunda vez. Com direito a tudo que teve no primeiro casamento, ela quer véu, grinalda, festa, flores e até o arroz na igreja. Com apoio da família, ela espera que esse seja apenas o começo de uma segunda fase de sua vida, um recomeço.
 

Troca WhatsApp com o noivo o dia todo sobre os preparativos, namora e mata as saudades quando está longe. Não é estranha das novas tecnologias que os adolescentes de hoje estão usando. Vai ao cabeleireiro, se arruma sempre, sai aos finais de semana para jantares e aulas de dança de salão e conta sobre as longas conversas que os dois trocam sem parar. Estar apaixonada ajudou muito no rejuvenescimento de Dona Luiza, mas ela diz que o que determina da idade das pessoas é uma data interna que cada um tem, com a bagagem da experiência vivida, mas com espaço para muito mais.

 

O luxo da Idade que queremos

 

Escolher a idade que realmente queremos, aparentamos ou sentimos ter é uma opção inteiramente pessoal. As escolhas diárias de cada indivíduo revelam que a idade mental pode dizer muito mais sobre ele do que aquele número em sua data de nascimento. Ter uma vida ativa, positiva e cheia de sonhos e objetivos pode nos poupar plásticas e até problemas de saúde. Mesmo que a idade física inevitavelmente alcance a todos nós, escolher como vamos lidar com cada ano pode determinar a rapidez com a qual vamos verdadeiramente envelhecer. E aquele espaço extra na bagagem é entender que maturidade e sabedoria no lugar de velhice e cansaço é opção sua.
 

Com isso, surge  também  a necessidade da mudança de mentalidade dos filhos, netos e bisnetos desses antigos idosos que agora estão vivendo uma segunda chance. Nada de pensar que é senilidade! Agora é que a longevidade finalmente bateu à porta e 70 pode ser apenas o começo de uma longa jornada de aventuras: conhecer a Disney, ir à Las Vegas, dançar um tango em Paris, ver uma ópera em Londres, se apaixonar no Rio de Janeiro, casar em Foz do Iguaçu, ter lua de mel em Punta del Leste, aprender a jogar tênis ou baralho, virar maratonista, aprender novo idioma, enfim, nada impossível para quem tem ar nos pulmões e vontade no coração. Viva a primeira idade da terceira geração!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga