Please reload

Posts Recentes

Insustentabilidade na Terceira Idade

July 11, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

AVC: a diferença entre o isquêmico e o hemorrágico

November 24, 2017

Embora os sintomas sejam semelhantes, é importante saber a diferença para aplicar o tratamento correto

 

 

 

Um AVC (Acidente Vascular Cerebral), o popular derrame, pode acometer principalmente idosos, com idade acima de 60 anos. No entanto, este o que pouca gente sabe é que o AVC pode ser de dois tipos: isquêmico e hemorrágico. Apesar de ter em sintomas muito similares, o AVC isquêmico e o AVC hemorrágico se diferem no tratamento. Por isso, é de extrema importância ter o diagnóstico preciso. Veja abaixo as principais diferenças.

 

AVC hemorrágico

 

O Acidente Vascular Cerebral hemorrágico é aquele em que há um rompimento de uma artéria cerebral, ocasionando sangramento de algum ponto do sistema nervoso. Geralmente, o AVC hemorrágico ocorre em pessoas que tenham pressão alta crônica, aneurisma cerebral e inflamação nos vasos sanguíneos.

 

Em outros casos, pode ter um AVC hemorrágico quem já apresenta problemas de coagulação no sangue, ferimentos na cabeça que prejudiquem os vasos, arritmias cardíacas, doenças na válvula cardíaca, endocardite, arteriosclerose, vasculite ou que já tenha sofrido infarto do miocárdio.

 

Desta forma, quem apresenta hipertensão, fibrilação atrial, diabetes, colesterol alto ou ainda está com sobrepeso, é sedentário, fuma e bebe álcool em excesso, também está no grupo de risco. A boa notícia é que todos esses pontos podem ser mudados para melhorar sua qualidade de vida. No entanto, com a idade, o risco aumenta, além de também ser ampliado para o caso de quem tem histórico familiar de AVC.

 

AVC isquêmico

 

O AVC isquêmico é o que ocorre por causa de uma obstrução de uma artéria e não com seu rompimento. O ocorre quando falta o sangue em determinada região. Se o paciente não for socorrido em tempo, sequelas graves, como perda de coordenação motora, dificuldades na fala, perda da força, entre outros, podem acontecer.

 

No entanto, este tipo de AVC, geralmente, é um pouco menos grave do que o hemorrágico. Seus sintomas são parecidos com os do AVC hemorrágico: dores de cabeça muito fortes, dificuldades de fala e compreensão, problemas para engolir, tontura, visão alterada e até a paralisia de um dos lados do corpo.

 

Fique atento às quedas
 

Grande problema de quem tem um idoso em casa é o cuidado necessário para que este não caia. No caso do AVC (tanto isquêmico, quando hemorrágico), o socorro imediato é fundamental para evitar sequelas. Alguns aparatos podem ser úteis para este cuidado. Além das barras laterais, retirada de tapetes, fitas antiderrapantes, entre outros, um sensor de quedas pode garantir que o idoso seja socorrido rapidamente.

 

Em forma de pingente, o sensor comunica-se com a central de atendimento que, imediatamente, entra em contato com as pessoas previamente cadastradas no sistema de atendimento. Pense nisso e garanta a qualidade de vida e socorro rápido a quem você ama. Isso pode salvar sua vida!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por Filha&Cia. Carinhosamente criado pela Quero+Digital

  • Facebook Filha&Cia
  • Instagram Filha&Cia
  • LinkedIn Filha&Cia
  • Pinterest Filha&Cia

Segunda - Sexta      08:00 - 18:00

Sábado                      08:00 - 13:00
Domingo                   fechado