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Exercícios físicos beneficiam idosos

February 22, 2018

Melhorar o humor, reduzir a ansiedade e melhorar a autoestima estão entre os benefícios da prática de exercícios na terceira idade

 

Sr. Hidekichi Miyazaki, 105 anos, recordista mundial em sua categoria nos 100m rasos (Foto: reprodução Rede Globo)

 

O programa de TV Globo Esporte mostrou recentemente um maratonista recordista mundial. Nada seria de novidade se, este maratonista, campeão em sua categoria nos 100m rasos, não tivesse 105 anos de idade. O Sr. Hidekichi Miyazaki completou a prova em 42,22 segundos. A marca bateu o recorde mundial em tempo, considerando sua idade.

 

É sabido que os exercícios físicos para idosos podem melhorar o humor, diminuir a ansiedade, aumentar a autoestima, melhorar o sistema cardiovascular e pressão arterial. Além disso, quem pratica exercícios físicos tem ainda a vantagem de ter mais mobilidade, reduzir o peso corporal, melhorar o sistema imunológico e ainda o sistema músculo esquelético.

 

Diferença entre exercício, atividade física e esporte

 

Renata Perez, educadora física e fisioterapeuta, explica que, antes de iniciar qualquer tipo de movimento, é preciso conhecer a diferença entre exercícios físicos, atividades físicas e prática de esportes. “Exercícios físicos são movimentos executados de maneira planejada e com duração, intensidade, frequência e objetivo. Já a Atividade Física são os movimentos realizados no dia a dia, quando não estamos descansando e têm como resultado o gasto energético. O esporte é o exercício físico com finalidade recreativa, educativa, sociocultural ou profissional”, explica.

 

No entanto, Renata destaca que é importante estar sempre atentos ao histórico de vida do idoso. “Desta forma, temos que adaptar o exercício mais indicado e acompanhar sua evolução, mesmo daqueles que sempre foram mais ativos”, complementa.

 

Desempenho e acompanhamento

 

Renata acrescenta que, para começar a prática de qualquer exercício físico, é necessário que o indivíduo que irá começar a se exercitar seja acompanhado por profissionais da área de saúde que possam proporcionar um equilíbrio biopsicossocial, “Afinal, com a chegada da idade os riscos de lesões aumentam, devido às perdas naturais do envelhecimento, tornando imprescindível um acompanhamento mais rigoroso”, conta.
 

Desta forma, a tecnologia também pode ser aliada do idoso. Sistemas de sensor de queda, teleassistência ou mesmo telepresença, entre outros, podem manter e acionar pessoas para o caso de quedas, lesões ou mesmo para que estes cuidadores possam observar continuamente o idoso.

 

Qualidade de vida

 

A profissional explica ainda que, para envelhecer com qualidade é necessário aceitar as mudanças desse processo, além de buscar alternativas para que o corpo reaja de forma positiva. “As alterações que acontecem em nossos corpos, com a chegada da idade, são fisiológicas intrínsecas (neuromusculares, cardiorespiratórias, composição corporal e etc..), e extrínsecas (dieta, lesões, exercícios, sedentarismo, entre outros).

 

Neste contexto, Renata acrescenta que devemos atuar de maneira eficaz para retardar e melhorar a capacidade do nosso organismo em lidar com essas perdas reais do processo de envelhecimento. “O estilo de vida é um fator determinante para a manutenção da capacidade funcional e autonomia do idoso, sendo essencial manter-se uma pessoa ativa em todos os aspectos.

 

Além disso, Renata afirma que, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios com consciência, apoio da família, acompanhamento médico, mente ativa e ainda fazer o bem e não desistir dos sonhos, é o caminho para a qualidade de vida para jovens e pessoas da terceira idade.

 

“Um dos maiores vilões do envelhecimento é o sedentarismo. “Então, vamos nos movimentar, sempre com segurança e felicidade”, finaliza a profissional.

 

 

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