Please reload

Posts Recentes

Insustentabilidade na Terceira Idade

July 11, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Saiba quais doenças podem ser confundidas com Alzheimer

June 26, 2017

 

Um diagnóstico minucioso tem que ser feito antes do parecer final para que não haja dúvidas e que o tratamento correto seja aplicado

 

 

Confusão mental, perda de memória, redução da capacidade cognitiva, entre outros sintomas na terceira idade, costumam ser apontados diretamente como a doença de Alzheimer. No entanto, é necessário um diagnóstico preciso para que o tratamento seja feito da melhor forma e para que a doença não seja apontada erroneamente.
 

O erro não é incomum. Afinal, em todo o mundo, estima-se que cerca de 36 milhões de pessoas sofram com o mal. Veja quais as principais mazelas que podem ser confundidas com o Alzheimer e sempre procure um médico.


Hidrocefalia de Pressão Normal


Um aumento de pressão dentro da caixa craniana pela falta de absorção do Líquor é o que caracteriza a hidrocefalia de pressão normal. Por esse motivo, a circulação também fica comprometida. A similaridade dos sintomas é imensa: dificuldades para reconhecer amigos e familiares, falhas de memória, perda da coordenação, problemas de locomoção, entre outros, confundem-se facilmente com a doença de Alzheimer.

 

Seu diagnóstico é feito por meio de ressonância magnética, medição constante do Líquor ou pela cisternocintilografia - punção lombar com imagens.

 

Diabetes e Alterações Hormonais

 

O Hipotiroidismo, por diminuir a função da tireoide e causar constantes confusões mentais e sonolência, pode ser o vilão que tanto atrapalha o bem-estar do idoso. Além dele, a diabetes também é responsável por alterar a consciência e causar quedas da pressão arterial.

 

Tudo acontece por atrapalhar o bom funcionamento das glândulas suprarrenais em seus níveis de cortisol, causando os mesmos efeitos no cérebro.

 

Depressão

 

Diferentemente dos sintomas em pessoas mais jovens, nos idosos a depressão pode ser facilmente confundida com um quadro de demência. Além disso, os sintomas da doença envolvem dores pelo corpo, sono alterado, perda de memória e dificuldades para que este se concentre.

 

Demência Frontotemporal

 

Perturbação degenerativa que pode causar alterações na fala, mudanças de personalidade e comportamento, a demência frototemporal tem caráter progressivo. No entanto, a principal diferença de um quadro de Alzheimer, é que neste tipo de demência não há perda de memória. Para o diagnóstico correto são necessárias avaliações clínicas constantes e exames de cunho neuropsicológicos.  
 

Ainda assim, sua característica também é genética e causa três tipos de demências: Demência do Lobo Frontal, Afasia Não Fluente Progressiva e a Demência Semântica. Os primeiros sintomas podem surgir entre os 40 e 65 anos. Estão entre eles aumento do apetite, perda de reflexos, dificuldade de sociabilização e dos movimentos e comportamento compulsivo.

 

Demência Vascular

 

De natureza isquêmica ou hemorrágica, a Demência Vascular é a segunda causa de demências que mais prejudicam a saúde dos idosos, perdendo apenas para o Alzheimer. Mais frequente em homens, seu início costuma ser súbito, com agravamento progressivo. Trata-se de uma perturbação causada pela obstrução dos vasos sanguíneos, que atrapalham a chegada do oxigênio ao sangue e cérebro, corrompendo a comunicação com os neurônios.

 

Perda de memória, falta de atenção, coordenação motora alterada, bem como dificuldades para executar tarefas simples e alterações contínuas de humor podem ser sinais. A Demência Vascular pode ser mais comum em pessoas que tiveram AVC, Hipertensão, Embolia Cerebral, Síndrome Lacunar, Angiopatia Amilóide Cerebral, entre outros males.

 

Alguns tipos de Câncer (Neoplasias)

Neoplasias também podem causar sintomas similares aos do Alzheimer. Afinal, as chamadas Síndromes Paraneoplásticas do Sistema Nervoso Central podem causar confusões mentais, perdas de memória, dificuldades de locomoção, entre outros males.

 

Demência com corpos Lewy

 

Por afetar a cognição e o movimento de idosos, a Demência com Corpos Lewy também pode ser confundida com o Alzheimer. Provocada pelo acúmulo de substâncias chamadas Corpos de Lewy no tronco encefálico e no córtex cerebral provocam a degeneração dos neurônios.

 

Apontada com a terceira causa de demência mais frequente, causa também alterações constantes de humor, desorientação, alucinações visuais, olfativas e auditivas, quadros de depressão entre outras mudanças similares.

 

Produtos que podem ajudar

 

Quando diagnóstico correto for efetuado, principalmente para os idosos que vivem sozinhos ou somente com cuidados familiares, uma gama de produtos podem ser essenciais para o bem-estar e garantia desses cuidados. Procure a Filha&Cia! Sensor de queda, mini rastreadores, Celular com botão de emergência, serviço de Teleassistência, entre outros produtos, podem fazer a diferença na qualidade de vida de pessoas na terceira idade.  

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga