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Saúde e bem-estar: a vida continua depois dos 60 anos

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Manter a mente ativa, praticar exercícios, continuar a estudar e fazer coisas prazerosas ajudam a cuidar da saúde

 

 

Garantir a saúde e bem-estar é necessário em todas as fases da vida. Após aos 60 anos, com novas alterações metabólicas de nossos corpos, manter a mente ativa, praticar exercícios, procurar afazeres que dão prazer de viver e cuidar da saúde são itens fundamentais para continuar uma vida plena e feliz.

 

Como em outros ciclos, as mudanças chegam e, muitas vezes, nos avisam em forma de alertas: o paladar pode mudar, o sistema digestivo fica mais preguiçoso, algumas dores musculares e ósseas podem acontecer, bem como alterações na pressão arterial, coração e circulação. Confira algumas dicas salutares para continuar sua vida normalmente.

 

Alimentação

 

Um dos principais pontos a ser cuidado é a alimentação. Afinal, dizem que somos aquilo que ingerimos, não é mesmo? É importante ressaltar, neste quesito, que, com as mudanças metabólicas do corpo, após aos 60 anos, a absorção de nutrientes pode ser comprometida. Logo, consumir alimentos orgânicos, naturais, bem como evitar os conservantes e ácidos é fundamental para conservar a saúde de seu sistema gástrico.

 

Justamente pelo novo jeito do metabolismo trabalhar, são comuns as reclamações de prisão de ventre, dores abdominais e indisposição ao ingerir certos alimentos. Manter uma dieta rica em fibras também pode ajudar.

 

Por isso, beba bastante água. Manter o corpo hidratado auxilia, inclusive, no funcionamento diurético do organismo. Outras famílias alimentares podem ser bem úteis também:

 

Carboidratos

 

Fonte energética natural, os carboidratos são melhores se consumidos em sua forma integral.

 

Frutas, verduras e legumes

 

Procure consumir pequenas porções de frutas ao longo do dia. As verduras e legumes também devem ser ingeridos continuamente para que as vitaminas e minerais sejam fixadas no organismo.

 

Laticínios

 

O consumo de leite e derivados fornecem cálcio e ferro ao organismo, itens necessários para o bem-estar do idoso.

 

Uso de medicamentos

 

Seja para repor vitaminas, controlar a pressão arterial ou mesmo para problemas gástricos, uma rotina com remédios geralmente é estabelecida após aos 60 anos. Assim, a responsabilidade para tomar os remédios no horário correto, principalmente para quem vive sozinho, pode ser pesada. Afinal, atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu de tomar um remédio no horário prescrito!

 

No entanto, principalmente para quem vive sozinho, alguns produtos podem ajudar e muito ao evitar que o remédio seja esquecido. O Dispensador Eletrônico de Medicamentos (foto), vendido aqui na Filha&Cia, avisa ao usuário quais medicamentos devem ser tomados em determinado horário.

 

 


 

Com uma programação previamente estabelecida, o produto avisa sonoramente e libera, por um sistema inteligente, o medicamento a ser ingerido. Ligado a uma central que recebe um sinal de alerta no horário predeterminado, o dispensador emite o sinal até que a ação seja completada. O dispensador permite a programação de até 28 horários.

 

Prática de exercícios

 

Ter um sono de qualidade, manter o peso ideal, o corpo em forma saudável, ajudar na luta contra depressão, entre outros fatores estão entre os benefícios de praticar exercícios. Assim, com a ajuda de orientador físico e um check-up para garantir que nenhum esforço será excessivo, procurar esportes que lhe dão prazer revitaliza o corpo e a alma.

 

Natação, caminhadas, tai chi chuan, hidroginástica, tênis, xadrez, bocha e ginástica estão entre os mais praticados por pessoas com idade acima dos 60 anos. Veja o que mais lhe agrada e mantenha sua vida ativa!

 

 

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