Please reload

Posts Recentes

Insustentabilidade na Terceira Idade

July 11, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Segurança de idosos: como deixar seu condomínio mais acessível

January 15, 2018

Com algumas garantias legais, condomínios devem se preocupar em prover o melhor ambiente para pessoas com mais de 60 anos

 

 

Acesso às escadas, vagas de garagens melhor localizadas e rampas facilitam a vida de quem tem mais de 60 anos e mora em condomínio. Além disso, de acordo com a Norma 9050 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a regulação de condomínios e edifícios segue uma obrigatoriedade para prover o melhor ambiente. Afinal, cuidar da segurança de idosos, bem como a de pessoas com necessidades especiais, também é responsabilidade do local em e todos os lugares devem ser acessíveis, sem discriminar a ninguém.

 

O que diz a Norma 9050

 

A NBR 9050 da ABNT dita as questões de acessibilidade para que condomínios e edifícios se adequem corretamente às leis. Trata-se de parâmetros técnicos que devem ser pontuados ainda no projeto de construção do local. A 9050 também avalia mobiliário, instalações, equipamentos necessários e tudo o que envolve melhorias de convivência e circulação acessível em todos os ambientes comuns dentro deste espaço.

 

No entanto, muitos condomínios são antigos e, portanto, quando foram projetados, não contavam com tais exigências. Segundo o site da SECOVI (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais), adequar os espaços de acordo com a norma, os condomínios e edifícios que estiverem fora dos parâmetros não necessitam nem de aprovação em assembléia, pois se trata de uma determinação legal. Basta fazer um projeto com uma empresa competente e avisar aos condôminos sobre as reformas necessárias.

 

No Brasil, por exemplo, segundo um artigo publicado na Biblioteca Nacional do Ministério da Saúde, além da imobilidade, as quedas podem ocasionar transtornos psicológicos e econômicos (se o idoso ainda for ativo). A estimativa é que uma em cada três pessoas com mais de 65 anos caia constantemente. Para os idosos com mais de 80 anos, estima-se que o número suba para 40% da população com esta idade ou mais, aumentando em 50% a frequência em quedas. Logo, preparar o ambiente e ter dispositivos, como o sensor de queda que assegurem mais ao idoso é fundamental para o aumento da qualidade de vida de todos.

 

Como deixar o condomínio acessível
 

Não somente pela segurança de idosos, mas também pela segurança de todos os moradores e visitantes, os condomínios devem seguir as diretrizes estipuladas na NBR 9050. São elas:

 

Vaga de garagem

De acordo com a NBR 9050, as vagas de garagem tanto para idosos, quanto para portadores de necessidades especiais, devem ser localizadas e reservadas nos locais mais próximos possíveis a elevadores, além de serem demarcadas para uso exclusivo.


Rampas de acesso

 

As rampas de acesso devem ter corrimãos dos dois lados (quando abertas) e seguir a largura mínima de 1,20m Além disso, é necessário que seu piso seja tátil, bem como antiderrapante. Os rodapés devem ter no máximo 5cm para possibilitar o acesso de qualquer um. Se não contarem com essas medidas, acidentes podem ocorrer no local.

 

Elevadores de acessibilidade

 

Quando as rampas de acesso não são possíveis, ter elevadores de acessibilidade entre os patamares das áreas comuns é obrigatório, segundo a NBR 9050.


Escadas de alvenaria nas piscina


Escadas feitas de inox não são seguras para pessoas com mobilidade reduzida - seja pela idade ou por alguma necessidade especial. Portanto, todos os condomínios devem, segundo a norma, ter ao menos uma escada de alvenaria, com corrimão seguro e acesso facilitado.


Corrimãos

 

Todos os corrimãos devem ser instalados nos dois lados da escada, de forma segura e preferencialmente, nas paredes.


Portas adaptadas

 

É também obrigatório que todas as portas de acesso do condomínio sejam largas o suficiente para, por exemplo, um cadeirante possa passar por elas.


Banheiros em áreas comuns


Todo condomínio deve ter, em suas áreas comuns, ao menos um banheiro com barras de segurança e acesso garantido a todos os moradores, bem como sanitários adaptados e piso antiderrapante.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por Filha&Cia. Carinhosamente criado pela Quero+Digital

  • Facebook Filha&Cia
  • Instagram Filha&Cia
  • LinkedIn Filha&Cia
  • Pinterest Filha&Cia

Segunda - Sexta      08:00 - 18:00

Sábado                      08:00 - 13:00
Domingo                   fechado