A importância do "home care" no atendimento pós Covid



Muitas pessoas que tiveram Covid e, felizmente conseguiram vencer a doença após a alta da internação, voltaram pra casa, geralmente apresentando algumas sequelas: fragilidade motora, fadiga, dificuldade de locomoção, enfraquecimento muscular, entre outras. Manter o tratamento em domicílio é uma possibilidade viável para a reabilitação desse paciente. Fisioterapeutas, enfermeiros e cuidadores são as especialidades mais requisitadas nesse período pós-Covid. O home care pode ser uma alternativa quando se trata de um paciente com o quadro estável. Além de “desafogar” as instituições médicas e hospitalares - que estão lotadas - dar continuidade ao tratamento em casa pode ser tão eficiente quanto nos hospitais. No ambiente familiar - desde que os procedimentos tenham a prescrição médica- podem ser realizadas sessões intensivas de fisioterapia muscular e respiratória, troca de curativos, aplicação de injeções, administração de medicamentos orais, endovenosos, soro e sonda, monitoramento dos cilindros de oxigênio e oxímetro para aferir a saturação. Além, é claro, dos cuidados diários com a higiene pessoal do enfermo, como dar banho, ajudar a escovar os dentes, trocar fraldas, etc.


Alguns cuidados, no entanto, devem ser observados no atendimento home care. As pessoas que ali circulam não devem descuidar dos protocolos de proteção, como o uso de máscara, aplicação de álcool gel 70% nas mãos e manter o distanciamento para evitar contaminação e uma eventual reinfecção. E observar, com muita atenção, qualquer alteração no comportamento do doente, buscando socorro médico imediato.


A Filha & Cia dispõe de cuidadores para atender demandas de pacientes de leve à alta complexidade para auxiliar os familiares, que na maioria dos casos, não podem e não têm experiência para lidar com esse tipo de cuidado. Em situações como essa, a busca por profissionais capacitados pode fazer toda a diferença na rotina da pessoa enferma – acamada ou não- contribuindo para o seu bem-estar e qualidade de vida.


Se você está passando por essa situação, conheça o trabalho da Filha & Cia acessando o site www.filhaecia.com.br ou ligue para (11) 98612-8633. Cuide com amor e carinho do seu ente querido!



Posts Em Destaque
Posts Recentes