Como prevenir quedas de idosos em casa

Todo cuidado é pouco para garantir a saúde de quem amamos

Cuidar de quem amamos é primordial. Se a pessoa a ser cuidada for um idoso, as formas de proteção e cuidado, bem como a atenção, devem ser redobradas. Afinal, o risco de queda de idosos em casa ou mesmo na rua, pode ser perigosíssimo, além de comprometer sua saúde. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para que a prevenção de quedas comece dentro de casa. Confira!


Cuidados em cada cômodo


Nossas casas são repletas de armadilhas naturais. Para uma pessoa idosa, estas armadilhas podem ser ainda piores. Além disso, pelo processo natural de envelhecimento, o idoso pode ficar mais frágil, pois suas funções ficam comprometidas com a redução da autonomia e destreza para executar tarefas diárias.

Desta forma, proteger cada cômodo, de acordo com sua peculiaridade, além de tornar a mobilidade do idoso mais fácil, pode fazer com que o risco de queda diminua ou até seja anulado. Veja dicas para preparar cada cômodo.


Cozinha

Preparar a cozinha para que o idoso fique confortável é essencial para que problemas com quedas ou acidentes mais graves possam ocorrer. Assim, é ideal que as coisas estejam ao alcance dele. Os armários, por exemplo, podem ficar bem fixos e em locais baixos para evitar que alguém tenha que subir em uma escada ou banqueta para pegar algo que precise.

Objetos que impeçam a livre circulação pelo espaço também devem ser evitados. Se houver escadas de acesso à cozinha (dica válida para qualquer escada da casa, inclusive), coloque fitas antiderrapantes em seus degraus.


Banheiro


O banheiro é um dos locais mais perigosos da casa para qualquer ser-humano. Por isso, essas recomendações podem ser usadas mesmo em um lar que não tenha uma pessoa idosa. O uso de tapetes antiderrapantes é recomendado no meio do espaço e, principalmente, na área do banho. A iluminação deve ser bem clara e facilitar que o idoso enxergue bem em todo banheiro. Usar cores diferentes entre paredes, pisos e louças pode ser uma boa ideia, por facilitar a identificação rápida do espaço.

Além disso, barras laterais instaladas dentro da área do banho, bem como ao lado do vaso sanitário, facilitam a mobilidade e conforto para o idoso. É importante também deixar chinelos e calçados de borracha e observar eventuais demoras.

Sala


Encerar o piso da sala pode ser a porta aberta para a queda. Portanto, mesmo que o idoso esteja com sapatos ou chinelos antiderrapantes, evite passar cera no chão. Se houver tapetes no cômodo é necessário colocar borrachas que o fixem.

Os sofás devem ser confortáveis, mas não devem dificultar que o idoso se levante ou sente. Além disso, não ter fios ou móveis atrapalhando o caminho.

Quarto


Os cuidados no quarto seguem a linha dos cuidados da sala. Se o piso for liso, deve ter tapetes fixos e nunca ser encerado. Há também a necessidade de ajustar a altura da cama e sempre verificar se esta está firme. Ter iluminação de acesso fácil também é fundamental. Pode ser um abajur ou luminária, ou mesmo uma luz direta. O importante é que seja tanto acendida, quanto apagada facilmente.


Para evitar quedas de idosos


É muito importante que o idoso tenha monitoramento individual constante. Isso pode ser feito por um sistema de teleassitência, um sensor de quedas ou mesmo um botão de pânico acessível. Há também o botão de emergência. Além disso, muito amor, paciência também deve fazer parte dos cuidados diários.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Segunda - Sexta      08:00 - 18:00

Sábado                      08:00 - 13:00
Domingo                   fechado

  • Facebook Filha&Cia
  • Instagram Filha&Cia
  • LinkedIn Filha&Cia
  • Pinterest Filha&Cia