Cuidar da musculatura facial é muito importante no processo de envelhecimento


A partir dos 50 anos, o nosso corpo se modifica rapidamente, diminui o tônus corporal que também dificulta o uso dos músculos faciais e afins, durante as funções neurovegetativas - o mastigar, o deglutir, o falar, o vocalizar, o sugar, o soprar e o respirar.


Cabe ao fonoaudiólogo auxiliar na recuperação e reeducação do uso dos músculos da face. Para tanto, por exemplo, a pessoa recebe orientações antes e durante a mastigação: como morde ou recebe o alimento, como é o movimento dos músculos, qual é a abertura da boca para receber o alimento, que tipo de alimento é mais fácil ou mais difícil para mastigar, que lado da boca recebe o alimento com maior frequência, qual é a força utilizada para morder e/ou mastigar, tem dor orofacial ou não, usa prótese ou tem implante ou ausência de dentes, come devagar ou depressa ou com um tempo adequado a cada tipo de alimento, de boca aberta ou fechada. Idem com as outras funções.


Além disso, algumas doenças adquiridas no processo de envelhecimento levam às alterações no tônus e na postura corporal que influenciam a saúde das funções vitais. Cito aqui algumas destas doenças: disfagia (dificuldade para engolir), presbifonia (envelhecimento da voz), AVC, alzheimer, parkinson, distúrbios respiratórios, entre outras.


Também temos alterações nas funções quando há ausência de dentes, uso de prótese dentária, imprecisão articulatória, dificuldade na propriocepção peri e intra-bucal .


Outro aspecto que o(a) fonoaudiólogo(a) pode abordar é a promoção da saúde auditiva e vocal, e do tônus facial nas diversas funções como forma de conscientizar para a melhora do autocuidado diário. Com isto, tem-se a ampliação do autoconhecimento, melhor uso das funções neurovegetativas, mais autonomia e independência para que a pessoa se cuide em todos os momentos da sua vida.


É importante que possamos cuidar da funcionalidade do nosso corpo, preservando-o para que o nosso envelhecimento seja saudável e ativo.


Lembre-se: cuide do seu corpo em qualquer idade!


Felomenia Pinho- Fonoaudiologa- CRFa 2-4982

www.felomeniapinho.com.br


Posts Em Destaque
Posts Recentes