Luto : como lidar com a dor da separação


LUTO...falar sobre ele é tão difícil, tão doloroso e tão particular...mas o fato é que ele existe...e dói, paralisa, adoece o corpo, enfraquece, tira o foco e as forças e acomete a todos em algum momento.

Embora todos nós sabemos que "tudo tem um fim", os relacionamentos, os projetos, os sonhos, os caminhos e principalmente a vida, a finitude é algo que nos parece ser muito distante.

Em algumas situações, como em caso de doenças, relacionamentos tumultuados, carreira profissional, enfim, em tantos outros exemplos que surgem para mudar o rumo, eles já estão nos conduzindo para um LUTO ao qual não nos atentamos.

E quando ele chega, de verdade, com a finitude já anunciada anteriormente mas que se concretiza no "último" suspiro ou na "última" tomada de decisão, percebemos que não estamos preparados para a despedida. Por isso, perdemos o chão por alguns dias. Então, o que fazer? - ENLUTAR-SE sem resistir, parar, chorar, silenciar, entristecer, respeitar a dor, ainda que para as pessoas ao seu redor esta dor não se justifique, mas ela é sua e só você sabe o tamanho dela. - No seu tempo, ABRACE-SE, ACARINHE-SE e, no seu tempo, revivendo as memórias e lembranças, vai se dando conta de que no caminho, no meio, é onde está a força para levantar. É onde o vínculo foi construído É aí que está a felicidade que deixou saudade. - O início, foi o encontro, mas ficou no passado; a finitude foi o encerramento, a partida. Mas o MEIO, esse foi o presente que construiu o vínculo, a história e as lembranças.

O MEIO é a jornada, o período mais longo, de mais AMOR. É aquele que justifica o início e o fim. É onde está a luz de todos os encontros, os momentos de vida em abundância. Eu, no meu tempo, me lembrei de acender esta luz e o meu coração, hoje, está começando a se iluminar.

E assim, a dor vai dando lugar à saudade e à gratidão. ___________________________________________________________

Margarete Moro, consteladora.

@margarete.consteladora


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square